O Que Sua Empresa Quer Ser Quando Crescer?

Expandir o negócio é sempre uma faca de dois gumes na mente do empreendedor. Existe uma vontade enorme geralmente acompanhada por uma dúvida de igual tamanho. O que sua empresa quer ser quando crescer?

Seja aumentar a participação no mercado, ou abrir uma nova filial, ou mesmo contratar o primeiro funcionário. Expandir sempre deve ser muito bem pensado! Vou expor rapidamente algumas ponderações que são necessárias para tomar a melhor decisão.

 

Será que é a hora certa?

Vamos dizer que você tenha conseguido chegar na ideia dos seus sonhos! Conseguiu unir seu propósito de vida, aquilo que te dá paixão, com um produto ou serviço que está bombando e te rendendo um bom lucro no fim do mês.

Parabéns, é perfeito. Mas você sente que, agora que está tudo mais alinhado e real, pode ir além. Pode ser a hora certa, mas também pode não ser. Negócio consolidado é uma coisa, negócio pronto para expandir é outra. Como avaliar se o seu negócio está pronto para expandir?

De uma forma rápida, vou expor os melhores indicadores, mas o meu conselho é que se aprofunde em cada um deles.

#1 Você tem uma base sólida de clientes que já vem até você? Identifique a lealdade dos seus clientes, se eles já vêm até você é porque a demanda justifica uma oferta maior, mas se é o contrário, talvez seja melhor esperar.

#2 Teve lucro estável nos últimos 3 anos? Lucro recente, de alguns meses, não é suficiente para alavancar uma expansão. O lucro precisa ser contínuo e estável, no mínimo, nos últimos 3 anos.

#3 Identifique o crescimento do mercado onde seu negócio está inserido. Se o setor está em crescimento, é provável que sua empresa possa crescer mais também.

#4 Aspectos internos. Analise se você tem uma equipe preparada para a expansão.  Identifique se as suas finanças estão em ordem. Analise a quantidade de trabalho e de demanda. Você e sua equipe trabalham muito, mas ainda precisam recusar novos clientes? Isso é sim um bom indicativo para uma expansão.

A sua empresa tem um propósito bem definido? Leia mais sobre Qual é o Verdadeiro Propósito da sua Empresa clicando aqui. 

 

Viabilidade da expansão

Depois de identificar que a hora é propícia, o segundo passo é identificar se esta expansão é viável. Para isso sugiro uma estratégia bastante usada corporativamente, a análise SWOT. Faça sua análise com o foco na expansão.

Aprofunde a sua análise, faça uma lenta, longa e detalhada análise das suas potências e fraquezas internas relacionadas à expansão: o que a empresa faz bem, o que a empresa não faz bem, diferenciais, vantagens, melhorias.

Concentre-se nas oportunidades e nas ameaças que vê pela frente. Estes dados vão ajudar a ver mais claramente a viabilidade de expandir a sua empresa.

Aproveite para analisar também as 15 KPIs que Toda Empresa Precisa Monitorar clicando aqui.

 

Os vários modelos de expansão

Depois que tomou a decisão e identificou a viabilidade, é preciso escolher como quer crescer. Existem muitas possibilidades, para absolutamente todas eu indico uma pesquisa e análise detalhada das necessidades e consequências:

#1  Abrir mais uma unidade

Você pode lucrar em dobro, mas também terá o dobro de trabalho. A imagem de sua marca está em jogo, não corra o risco da sua qualidade cair, pense em como controlará isso. Uma nova unidade terá também seu custo fixo, você está preparado pra ele? Faça um planejamento estratégico.

#2 Transformar seu negócio em um sistema de franquias

Aqui o planejamento é determinante do sucesso, tenha em mente que um sistema de franquias requer um sistema de gestão muito mais complexo, além de outros detalhes importantes. Pesquise e estude muito antes de lançar uma franquia.

#3 Fusão ou aquisição

Entenda o seu mercado e trace uma estratégia. Para fundir ou adquirir outro negócio, é preciso conhecer ele a fundo, ele precisa de alguma forma complementar e estar presente na natureza do seu negócio. É preciso saber onde está se metendo e conhecer o valor real da sua empresa.

#4 Licenciar o seu produto

Modelo bem pouco conhecido no Brasil mas que merece uma boa pesquisa. Recomendado para produtos ou serviços já consolidados. Ao licenciar o produto, existe a concessão da marca, mas não do processo. Não tem custo e o lucro vem através dos royalties.

#5 Aumentar as vendas através do Online

Uma ótima oportunidade para crescer sem investir tanto! A expansão pode ser virtual, através do e-commerce. Utilize-se das fan pages nas redes sociais para aumentar o relacionamento com os clientes. Com uma boa estratégia de marketing digital é possível alcançar ótimos resultados, com menor custo se comparado a uma unidade física nova.

 

Leia aqui Como Contratar uma Agência de Marketing Digital

 

Agora é hora de botar a mão na massa

Comece pela análise: será que é a hora certa para expandir? Peça opinião de especialistas, invista em seu conhecimento e tome a melhor decisão considerando as particularidades da sua empresa e mercado!

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Fábio Duarte

 

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