O Poder da Persuasão

A habilidade de persuadir é uma qualidade importantíssima em um líder! Como anda o seu poder de persuasão? Hoje apresento uma reflexão básica mas essencial sobre o poder da persuasão!

 

O que é persuasão

A persuasão pode ser considerada uma estratégia de comunicação. Durante o processo de persuasão se utilizam recursos pré-determinados, ideias construídas, objetivando convencer alguém a concordar com uma ideia ou realizar alguma ação.

 

Porque persuadir é importante

No mundo do empreendedorismo, saber persuadir é extremamente importante. Muitos empreendedores até têm uma boa ideia, mas acabam se enrolando na hora de apresentar para investidores.

A forma com que a sua ideia é apresentada está intimamente ligada ao seu poder de persuasão. E estes detalhes são determinantes para o sucesso e o futuro do seu negócio!

Para vendedores ou mesmo executivos a persuasão é essencial. Saber expor seu ponto de vista de uma maneira convincente torna as relações diárias muito mais harmoniosas, seja com clientes, chefes ou colaboradores.

Um poder de pesuasão bem desenvolvido pode inclusive ajudar na sua relação com seus sócios. Quer aprender mais sobre como lidar com as relações dentro de uma sociedade? Clique aqui!

 

Como desenvolver e aumentar o seu poder de persuasão?

Agora que já entendemos o quanto a persuasão é importante, vou expor algumas dicas que podem ajudar muito na rotina diária do empreendedor que busca desenvolver seu poder de persuasão.

 

#1 Indo além das palavras

Preste atenção na sua linguagem corporal, pois quando as palavras não são suficientes, o corpo pode ajudar a passar a mensagem desejada. Invista em aprender como se portar, como sentar, como falar e até como olhar durante os seus contatos comerciais.

Uma grande dica pra começar a entender um pouco sobre linguagem corporal é o clássico livro O Corpo Fala, de Pierre Wiel e Roland Tompakow. Nele é possível entender o que os variados gestos do corpo humano comunicam, e então depois deste conhecimento, construir uma postura desejável para sua atuação.

 

#2 Priorize os encontros presenciais

O contato pessoal, o olho no olho, cara a cara, aperto de mão, são muito mais poderosos do que apenas mandar um e-mail ou fazer um telefonema. Tenha certeza de que as chances de gerar empatia e persuadir são muito maiores em encontros pessoais.

Logicamente que não tem como visitar todos os possíveis clientes todos os dias, reuniões e outros detalhes podem ser discutidos de forma não-presencial, mas priorize o contato pessoal para a tomada de decisões importantes. Além de aumentar suas chances de convencer, ainda mostra o quanto está comprometido e envolvido com a situação.

 

#3 Nem tão rápido, nem tão lento

A velocidade com que você fala pode passar a impressão errada. Falar muito rápido pode deixar uma ideia suspeita. Fuja da impressão de falta de segurança ou credibilidade no produto ou serviço apresentado. Pode parecer que está querendo se livrar do contato rápido e isso vai contra você.

Falar muito devagar pode te fazer soar pouco importante, chato, desinteressante, discursos muito lentos têm dificuldade de prender a atenção, portanto seja dinâmico nessa hora. Pesquisas mostram que a cada segundo, o ideal é que 3 palavras tenham sido ditas, essa seria a velocidade ideal do discurso.

 

#4 Fuja das ideias fixas e pré-determinadas

Em uma negociação, alguém sempre tem que ceder.

Procure atingir a situação ideal para você durante a negociação, mas não se prenda a ideias pré-determinadas. Seja flexível, entenda as necessidades de cada cliente, crie soluções. Um bom vendedor sabe usar a inteligência emocional e extrair informações. Sinta as possibilidades e interesses do seu cliente e ofereça uma solução que caiba direitinho nas necessidades dele.

 

#5 Aprenda a escutar

Bons vendedores são, antes de tudo, ótimos ouvintes. Descubra primeiro como aquela pessoa funciona frente às novas ideias que são apresentadas a ela, e depois trace uma estratégia de acordo com o comportamento observado. Todos temos pontos fracos, paixões, gostos pessoais, causas às quais não se nega atenção. Fique ligado nestas pistas e aprenda a aproveitá-las!

 

Indo mais além

Engana-se quem acha que o poder de persuasão é importante apenas no mundo dos negócios. Uma pessoa persuasiva pode obter benefícios nos diversos relacionamentos que estabelece também na sua vida pessoal. Com a família, amigos e até com o cônjuge.

Aliás as situações pessoais são ótimas para treinar seu poder de persuasão, que tal convencer um amigo, ou a sua mãe, de fazer algo novo hoje? Use da sua sensibilidade, ética, bom humor e vontade de ajudar, e proponha a ideia. Teste se consegue expor a ideia e suas razões de forma convincente.

Utilize as dicas acima, faça um teste por dia, coisas simples e inofensivas como convencer sua namorada a preparar um jantar romântico ou convencer sua mãe a voltar pra academia, são ideias simples mas que podem ajudar como teste e preparação para os futuros desafios!

 

Que tal aprender um pouco mais sobre técnicas de persuasão e outras técnicas consagradas que podem possibilitar crescimento e resultados seguros para o seu negócio? Conheça nosso treinamento de alto impacto: Planejamento Estratégico para Empresários e Empreendedores.

 

Leo Yamada

Posts relacionados

Deixe um Comentário

E Book – Marketing Digital para área Fitness