Como Contratar uma Agência de Marketing Digital

Você ainda repete esta frase?

“em tempos de crise o setor de marketing é o primeiro a desaparecer”

Bom, posso lhe dizer aqui com toda a certeza, em tempos de crise – e em tempos de crescimento também – o marketing digital é o seu maior aliado e TODO empresário deve ter em seu planejamento uma estratégia de marketing.

Porém, nós empresários modernos sabemos bem que não temos tempo, nem conhecimento o suficiente para focar no setor marketing. Por esta razão vamos falar sobre marketing digital, mais especificamente, como contratar uma agência de marketing digital.

 

O Universo Digital é Rei

O mundo globalizado e tecnológico atual exige que as empresas estejam constantemente inovando, aprimorando e claro, mudando.

O marketing digital é muito importante para ser deixado apenas ao departamento de marketing.

Em nosso treinamento Planejamento Estratégico para Empresários e Empreendedores separamos uma sessão inteira para falar de marketing digital e como o alinhamento dele com a suas metas e planos podem alavancar os resultados da sua empresa de uma forma rápida e mensurável.

Uma das grandes vantagens é justamente poder MEDIR com exatidão em números, dados, estatísticas, e claro, no faturamento a performance em tempo real das suas ações de marketing online.

Uma das questões mais apontadas por nossos alunos é justamente esta: como contratar uma agência de marketing digital e/ou profissionais que irão viabilizar meu planejamento de forma a otimizar meus resultados, e alcançar as metas esperadas.

 

PS: Nós aprendemos isto na marra, pois falamos com mais de 15 agências (pequenas e grandes) até escolher aquela na qual confiamos e está dentro de nossas expectativas.

 

Escolher agência ideal para seu negócio pode ser intimidador, e é por isso que resolvemos delinear este pequeno guia para ajudar você empresário seja de pequena, média ou grande empresa:

 

Por onde começar?

Antes de contratar qualquer empresa de marketing online, é preciso fazer ao menos uma reunião, na qual você deve expor seus objetivos, como é sua empresa hoje, suas expectativas com o trabalho da agência, etc. Vá a reunião esperando orientação nas seguintes questões:

  • Estratégia Digital
  • Redes Sociais
  • Marketing de Conteúdo – Inbound Marketing
  • Otimização de website e mecanismos de busca

Nossa sugestão é que você faça reuniões e analise a proposta de  pelo menos três agências antes de tomar sua decisão final.

OBS.: Cuide com agências que vendem pacotes prontos e baratos, cada empresa é diferente e requer ações específicas para gerar resultados palpáveis.

 

Defina os seus objetivos

Lembre-se sempre de ter seus objetivos bem definidos e seu painel de controle em vista antes de contratar, afinal estas metas irão guiar o trabalho da agência, e permitirão que você acompanhe as métricas de forma clara, de acordo com seu planejamento e o contrato acertado.

Os seus objetivos podem variar, porém todas essas ações são complementares, e não isoladas, vamos aos exemplos:

Tráfego

Se você tem um e-commerce, tráfego é algo muito importante, talvez você já saiba quantas visitar por mês necessita em seu site para gerar X em faturamento. O aumento de tráfego pode se dar por meio de conteúdo relevante e campanhas online, ações as quais devem visar em ajudar seus potenciais e efetivos clientes, ou seja, trazer soluções a eles.

Visibilidade e Relacionamento

Sua empresa pode estar com o faturamento esperado e uma boa cartela de clientes mas quer se posicionar melhor no mercado, ter um relacionamento mais próximo com os clientes, e trazer soluções que superem a expectativa de seus compradores. Dessa fora você terá pessoas defendendo sua marca não só pelo seu produto ou serviço, mas pela maneira que você se posiciona diante de seus prospects e clientes, torne-se um aliado deles.

Leia também: Como ter Clientes Recorrentes

Vendas

As vendas podem ser seu objetivo principal. Mesmo que seu foco não seja este todas as ações citadas aqui trarão um aumento nas vendas, isso se dá como consequência de um trabalho bem realizado. Porém se seu foco é aumentar o faturamento, sim ou sim, a sua estratégia de marketing deve ser mais ‘agressiva’ e bem definida (mas nunca invasiva). Um bom planejamento de marketing deve considerar a jornada de compra do cliente e o funil de vendas digitais.

 

Acompanhamento e Relatórios

Espere receber relatórios, dependendo de seus objetivos os relatórios podem ser mensais, bimestrais ou até trimestrais. Você também pode acompanhar de perto as ações e campanhas por meio das ferramentas utilizadas, como por exemplo, o Facebook for Business e Plataformas de CRM, as quais você pode (e deve) observar os resultados de forma acessível e assim enriquecer as ações de marketing através do seu feedback, e do feedback de seus clientes.

 

Uma coisa é certa o marketing antigo não funciona mais, pois não há mais espaço para adivinhações. O que é mais rentável para você e sua empresa?

GASTAR milhares de reais em um outdoor e/ou televisão, os quais não é possível medir quantos clientes aquilo te trouxe efetivamente, ou INVESTIR este mesmo valor em profissionais que irão dedicar tempo e conhecimento para trazer resultado e atingir suas metas.

 

Se você é empresário ou está começando uma empresa é muito importante investir em conhecimento, conheça nosso Treinamento Presencial de Alto Impacto.

Nesta imersão nós te orientamos a elaborar um planejamento estratégico adequado a um ambiente de globalizado, dessa forma você poderá tomar melhores decisões, as quais terão o potencial de alavancar a performance do seu business.

 

Espero que nossa experiência possa te ajudar a fazer a escolha certa para o seu negócio.

Leia também: Como Aumentar Vendas e Diminuir Custos

 

Até a próxima,

Fábio Duarte

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