A Arte da Negociação

Hoje vamos falar sobre uma habilidade muito importante para empresários – NEGOCIAÇÃO!

Todos os dias estamos negociando, tanto em nossa vida pessoal quanto profissional.

Muitas pessoas tem essa habilidade naturalmente e se sentem tão à vontade que negociam “até a mãe” como muitos dizem.

Porém saber negociar não depende exclusivamente de talento nato, melhor ainda, é uma habilidade  adquirida, que se bem aplicada pode trazer muitas oportunidades ao seu negócio.

Vamos então às orientações para uma negociação de sucesso:

 

0. Pré Requisitos

Antes de entrar em qualquer reunião de negociação estude, tenha informações sobre a empresa e a pessoa com a qual estará negociando, vá à reunião tendo feito a sua tarefa de casa.

Defina seus valores, ou seja, o menor valor aceitável para sair da negociação, o valor pretendido, e o valor que você vai mirar para ter sobra na hora de negociar.

 

1. A Primeira Impressão é a que fica?

Nos primeiros minutos de conversa estabeleça uma conexão com quem está conversando, ache um ponto em comum entre vocês, inicie com esse papo descontraído, preste atenção e escute a pessoa com quem está conversando, e converse com entusiasmo. Esse momento serve sim para “quebrar o gelo”, porém mais do que isso, serve para criar uma conexão e empatia.

 

2. Não tenha medo de iniciar “A conversa”

Nesse momento seja confiante, demostre que você sabe do que está falando (afinal você já fez seu dever de casa e está bem munido de informações). Estudos dos professores Adam Grant e Adam Galinsky, demonstram que quem faz a primeira oferta tem mais chances de sair da negociação com o valor pretendido.

 

3. Seja sempre cordial

Evite alterar-se ou ficar chateado durante a negociação. É importante que todos saiam felizes com seus ganhos, isso ajuda a manter um bom relacionamento com seu fornecedor e/ou cliente.

 

4. Esteja pronto para sair de mãos vazias e de cabeça erguida

Negociar é uma arte, e é sempre bom sair dela com uma sensação de realização, porém pode acontecer da proposta não agradar e você ter que abandonar a negociação. Mesmo que não aconteça seja sempre bem educado e agradeça a oferta. Ter um valor mínimo pré estabelecido ajuda você a ter um limite no qual não pode ultrapassar, isso faz parte de saber valorizar seu trabalho e soma pontos com a outra parte.

 

5. Não aparente entusiasmado demais com a oferta

Em caso de sucesso na negociação, por mais feliz que esteja e queira pular na cadeira, contenha-se. Entusiasmo demais pode aparentar falta de experiência e profissionalismo. Seja confiante e agradeça, aja como se fizesse isso todos os dias, e deixe a dancinha do sucesso para quando chegar em casa!

 

Aproveite o dia a dia para treinar essas habilidades, um bom líder tem que saber negociar e usar esta arte a seu favor.

Caso você tenha aquele amigo que é ótimo nessas situações converse com ele, peça dicas e troque uma ideia com ele antes de partir para sua negociação.

 

Quer dicas de livros que podem ajudar no seu negócio?

Leia nosso artigo o qual fazemos indicações de Livros que todo empresário deve ler.

E acesse aqui para conhecer nosso treinamento presencial de Planejamento Estratégico para Empreendedores.

Até a próxima!

Fábio Duarte

Posts relacionados

Deixe um Comentário

E Book – Marketing Digital para área Fitness